Vacinação de Cães e Gatos

Mantenha as vacinas e reforços anuais em dia. O médico veterinário irá orientar sobre a frequência e melhor protocolo de vacinação para o seu animal. É de extrema importância a vacinação em cães e gatos, pois irão proteger seu pet de doenças infecciosas, algumas fatais, além de prevenir o contágio de um animal para outro e até mesmo para pessoas (zoonoses).

As principais vacinas para cães são:

• Déctupla (V10): Vacina Múltipla

Auxilia na prevenção da cinomose, leptospirose (sorovares Canicola, Icterohaemorrhagiae, Pomona e Grippotyphosa), parvovirose, coronavirose, hepatite infecciosa canina, adenovirose e parainfluenza.

Essa é a primeira vacina que seu cão deve receber e deve ser aplicada a partir de 6 semanas de idade, administradas em 3 doses com intervalos de 3 a 4 semanas entre as doses. Após essa primeira vacinação o reforço é anual.

• Vacina para a Prevenção da Giardíase

A giardíase é uma doença causada pelo protozoário Giardia lamblia, é uma doença que afeta o trato gastrointestinal dos animais domésticos, silvestres e humanos sendo considerada uma zoonose pela organização mundial de saúde – OMS. Os sinais clínicos gastrointestinais são de moderado a severo dependendo da susceptibilidade de cada animal e ainda pode apresentar a forma assintomática (animais infectados sem nenhum sintoma), o que agrava o problema, pela eliminação de cistos “ovos” no ambiente, podendo infectar outros animais, crianças e adultos.

A vacina pode ser aplicada a partir de 8 semanas de idade. Uma segunda dose deve ser aplicada de 2 a 4 semanas após a primeira e o cão deve ser revacinado anualmente.

Além da vacinação dos cães a prevenção provém basicamente do uso de medidas de higiene e limpeza sanitária ambiental adequada. No mercado veterinário, já existem produtos adequados para desinfecção de ambientes, portanto peça a indicação e prescrição ao seu médico veterinário dos produtos adequados.

Vacina para a Prevenção da Gripe Canina (tosse dos canis)

A traqueobronquite infecciosa canina (TIC), também conhecida como tosse dos canis, é uma doença de caráter agudo, altamente contagiosa, que acomete geralmente as vias aéreas superiores de cães. A doença comumente aparece de subitamente e tem como principais características clínicas a ocorrência de episódios de tosse associados à angústia respiratória (dispnéia). Pode ser causada por agentes bacterianos e virais, isolados ou de forma combinada, dentre os quais o mais importante é a Bordetella bronchiseptica. Cães de qualquer raça ou idade podem adquirir a gripe canina e o tratamento pode ser demorado até a total recuperação do seu animal, sendo a pneumonia uma complicação comum. Sendo assim, é importante a indicação da vacinação para prevenção dessa doença, podendo ser aplicada a partir das 8 semanas de idade do seu cão e um reforço após  3 a 4 semanas,  após o cão deve ser revacinado anualmente.

Vacina para Prevenção da Raiva

A raiva é uma doença infecciosa viral aguda, que acomete mamíferos, inclusive o homem, e caracteriza-se como uma encefalite progressiva e aguda. É causada pelo Vírus do gênero Lyssavirus, da família Rabhdoviridae. Normalmente é transmitida pela mordida de um animal infectado (cão ou gato) ou de animais que funcionam como reservatórios naturais (morcegos, e outros animais silvestres por exemplo). Sendo assim, essa doença é de extrema importância para saúde pública, devido a sua letalidade de aproximadamente 100%.

A vacinação contra a raiva é a única forma de proteção ao seu amigo pet. É indicada para cães e gatos a partir de 3 meses de idade seguida de revacinação anual.

As principais vacinas
para felinos são:

Vacina Múltipla

• Tríplice Felina – Auxilia na prevenção da rinotraqueíte, calicivirose, panleucopenia
  • Quádrupla Felina – Auxilia na prevenção da rinotraqueíte, calicivirose, panleucopenia e clamidiose
  • Quíntupla Felina – Auxilia na prevenção da rinotraqueíte, calicivirose, panleucopenia, clamidiose e leucemia felina.

A primeira imunização deve acontecer a partir das 9 semanas de idade, que abrange as enfermidades citadas acima.  Na primeira vacinação devem ser administradas 2 doses com intervalo de 3 a 4 semanas entre elas e revacinação anual.

• Vacina para Prevenção da Raiva

Inicia vacinação a partir dos 3 meses de idade do filhote e deve ser aplicada com reforços anuais.

Clínica Veterinária 24 horas
na Zona Sul de São Paulo.

Atendendo seu Pet desde 1983.

Agendar Para Seu Pet

Agende a Vacinação do seu Pet agora mesmo, via whatsapp, clicando no botão abaixo ou se preferir, através do telefone ou e-mail no rodapé da página.

Nossos Contatos

WhatsApp: (11) 94707 4477